(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Cólicas após FIV: o que os sintomas podem representar

Todos nós sabemos que a espera pelo resultado do tratamento de FIV gera uma grande ansiedade aos casais que passam pelo procedimento. Deste modo, o casal só saberá se o tratamento deu certo quando fizer o exame beta-HCG e com o exame de ultrassom para verificar a gestação positiva dentro do útero, o número de sacos gestacionais, embriões e presença do batimento cardíaco.

Sintomas que podem indicar uma gestação positiva

Alguns sintomas podem aparecer após a FIV e indicar uma gestação positiva:

-Cólicas;

-Cansaço ou fadiga;

– Aumento da sensibilidade e inchaço nas mamas;

– Pequeno sangramento escuro em ‘’borra de café’’

Caso você não tenha apresentado estes sintomas, não se preocupe, nem todas as mulheres apresentam sintomas. Isso indica que o valor do beta-HCG ainda está baixo e você não está produzindo muito hormônio gonadotrófico humano. Este hormônio é produzido pelo trofoblasto que originará a placenta e aumenta a partir de 12 dias após a transferência embrionária. A partir deste momento, recomendamos aos pacientes que mantenham a calma, o pensamento positivo e as mediações prescritas pelo médico especialista.

O que fazer após o teste positivo?

A evolução da gravidez após a FIV e o resultado positivo não difere da gestação espontânea e é comum ter alguns sintomas de cólicas, aumento da freqüência ao urinar, náuseas, cansaço, sono e irritabilidade. Isso ocorre devido à grande quantidade de hormônios produzidos. No entanto, é importante manter o acompanhamento médico do especialista para saber quais serão os próximos passos.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp