(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

O que evitar antes da FIV e como trabalhar a preparação psicológica

Hoje em dia as mulheres estão cada vez mais adiando a maternidade e a maioria das causas de infertilidade enfrentada por mulheres, homens e casais são devido a idade avançada, estilos de vida e alimentação.

As causas de infertilidade também podem estar relacionadas com algum problema de ovulação, transporte de gametas (óvulos e espermatozoides), qualidade espermática, fertilização, alterações na receptividade uterina, entre outros.

A Fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de grande complexidade que tenta reproduzir, em laboratório, as condições adequadas para que ocorra a fertilização e as primeiras etapas do desenvolvimento embrionário similar ao que ocorre fisiologicamente no aparelho reprodutivo feminino. A FIV é um tratamento complexo, pode tratar a maioria das causas de infertilidade, mexe com os sentimentos e gera grandes expectativas. É um tratamento, cujo necessita de uma cooperação total do casal, da equipe de embriologistas e da equipe médica.

É por este motivo que com a Neo Vita, o paciente recebe o abraço, o colo que está precisando através da empatia, acolhimento e a troca de experiências.

A clínica de fertilização trabalha com a realização de sonhos e construção de famílias, tem 7 anos de atuação e o diretor clínico, Dr. Fernando Prado Ferreira, tem mais de 15 anos de experiência na área de medicina reprodutiva.

Não faz tanto tempo que a Neo Vita está no mercado, mas chegou nessa área com o prazer e o amor em ajudar, acolher e estar junto com essas mulheres, homens, casais que precisam do trabalho e o apoio da equipe da clínica para realizar o sonho de ser mãe e pai.

É isso mesmo, a Neo Vita é diferente, o atendimento é diferenciado e individualizado pensando somente em resolver o problema do paciente para o alcance da gestação, a conduta dos especialistas depende da necessidade do paciente.

O que evitar antes do tratamento de FIV?

Além de todos os exames solicitados para investigação das causas de infertilidade, também é importante avaliar o estilo de vida a fim de obter cuidados, caso os problemas sejam identificados antes da concepção.

As taxas de fertilidade diminuem em mulheres que são obesas ou muito magras em comparação com aquelas que tem o peso normal por isso é fundamental que as atividades físicas sejam realizadas diariamente para manter o peso adequado. Por isso, todas as mulheres que estiverem acima do peso, devem ser estimuladas a perder peso antes de iniciar a FIV, especialmente aquelas com menos de 35 anos.

O cigarro também diminui a probabilidade de alcançar a gestação desejada, pois aumenta o risco de aborto espontâneo e também acelera o ritmo de diminuição da reserva ovariana. O tabagismo faz as mulheres submetidas à FIV engravidarem menos e abortarem mais.

Além do cigarro, o álcool também interfere. Mulheres que estão tentando engravidar devem evitar completamente o álcool.

O excesso de café também pode prejudicar o seu tratamento. Sabe-se que elevados níveis de consumo de cafeína (mais que 5 xícaras de chá de café ou 500 mg diários) tem sido associado a uma diminuição da fertilidade. E o consumo de mais que 200mg por dia de café pode aumentar o risco de aborto.

Por fim, nossos especialistas recomendam que não sejam realizadas atividades de grande impacto, como musculação ou corrida para que não prejudique o tratamento. Medicações utilizadas devem ser informadas antes da FIV e durante este momento é importante que o casal se dedique ao tratamento, sem excesso de trabalho e ansiedade.

Preparação psicológica antes da FIV

Muitas mulheres, homens e casais passam por angústias e frustrações durante o tratamento de reprodução humana e é nesse sentido que o psicólogo exerce um papel fundamental no acompanhamento destes pacientes. Cada paciente tem uma história e experiência e para isso é necessário de um atendimento singular e cuidadoso. Aquisição de novos hábitos melhora saúde física, emocional e posteriormente a taxa de sucesso do tratamento.

Contudo, quando esse momento é vivido sem ansiedade, medos e pensamentos negativos ocorrerá de forma mais tranqüila e com altas chances de sucesso, pois esses sentimentos também interferem no tratamento em si. recomendamos que nossos pacientes se preparem emocionalmente e psicologicamente e viva essas etapas com leveza, coragem, consciência, pensamentos positivos e com gratidão. Será a melhor forma de realizar esse grande sonho de ser mãe e ter em seus braços aquele amor único e verdadeiro.

Conte com a Neo Vita! O seu sorriso de gratidão é gratificante para seguirmos com nossa missão.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp