(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Por que não consigo engravidar no período fértil? Veja possíveis causas do problema

Ter uma menstruação regular é um ótimo indicador de fertilidade. Isso significa que a mulher está produzindo hormônios. O ciclo menstrual é considerado complexo. A primeira fase do ciclo tem o objetivo do desenvolvimento folicular para liberação do óvulo.

Após a ovulação, é preciso fornecer condições favoráveis para a fertilização. E na fase final, tem o objetivo de preparar o endométrio para a implantação, desenvolvimento do embrião formado até o nascimento do bebê.

Há várias causas para a mulher e o homem não conseguirem engravidar no período fértil. Vamos abordar algumas delas, mas para que tenha certeza, é importante a consulta com um especialista em reprodução humana para solucionar o problema que impede de engravidar.

Causas da Infertilidade Feminina

As causas de infertilidade são diversas. A idade avançada da mulher é a principal das causas. As doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade. O estresse afeta a fertilidade porque o sentimento influencia na maneira de como os hormônios são produzidos. Os óvulos e espermatozoides são liberados pela ação de hormônios. No entanto, se não houver sincronia na liberação destes, a gravidez não acontece.

Alterações no sistema reprodutor feminino também podem levar à infertilidade. A Endometriose é um exemplo, é uma doença onde o tecido endometrial está presente fora da cavidade uterina, liberando substâncias e provocando aderências em outros órgãos da pelve: tubas uterinas, ovários, intestino e bexiga, causando infertilidade.

A Síndrome do ovário policístico (SOP) também provoca desequilíbrio hormonal. Nela a mulher percebe o problema devido irregularidade menstrual e alteração na ovulação. Podemos ter desequilíbrio hormonal também quando a glândula da tireóide é afetada. Em conseqüência disso, a ovulação é prejudicada.

Causas da infertilidade masculina

A dificuldade de engravidar durante o período fértil não é somente de responsabilidade da mulher, existem também fatores masculinos que atrapalham para a fecundação do óvulo.

Um dos fatores mais comuns é baixa produção da quantidade de espermatozoides. Nesta condição o sêmen apresenta com poucos espermatozoides, o que dificulta na motilidade deles para o encontro do óvulo. O homem também pode apresentar um sêmen com baixa motilidade dos espermatozoides, obstrução do canal por onde passam e até mesmo dificuldade na ejaculação.

Considerações gerais

A medicina reprodutiva oferece diversas opções de tratamento, mas o tratamento indicado logicamente dependerá do diagnóstico do casal. Além de tratar a causa diagnosticada, o médico especialista vai avaliar a saúde como um todo da mulher, assegurando a sua saúde e preparando o corpo para a futura gestação.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp