(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Posição para dormir após a FIV: saiba os cuidados a se ter em sequência do processo

Fertilização 03/02/2020

Considerando o tratamento de FIV com maiores chances de sucesso para casais com infertilidade, a FIV ainda gera muitas dúvidas durante todo o seu processo. Uma das dúvidas mais questionadas é sobre os cuidados após a transferência embrionária antes do resultado do Beta HCG. Após a transferência embrionária, o período para realização do Beta HCG é de aproximadamente 12 dias.

Transferência embrionária

A transferência embrionária é a etapa final no tratamento de FIV. Neste momento tanto o paciente quanto a equipe médica ficam com uma enorme sensação de otimismo e expectativa para o resultado do Beta HCG que vai confirmar a tão sonhada gestação do casal.

Cuidados após a transferência embrionária

Cientificamente, não há nenhuma comprovação de que o repouso seja necessário para a mulher após a transferência embrionária. A teoria seria que quanto mais imóvel a mulher fique, menos chance para que os embriões se movam pelo útero.

Entretanto, na prática, isso não ocorre porque as paredes do útero são juntas, não existem espaços e nenhuma chance dos embriões se deslocarem, pois ficam aprisionados no endométrio da mulher.

Orientações na prática clínica

Apesar do repouso não ter significância para a implantação embrionária, ele é importante porque traz um certo conforto e segurança ao casal que passou por um tratamento considerado psicologicamente desgastante. Além do conforto emocional, também traz um conforto físico devido a estimulação ovariana que causa uma sensação de ‘’inchaço’’ devido ao aumento dos ovários após a coleta dos óvulos.

O paciente precisa estar ciente que os repousos recomendados serão somente para gerar conforto e não para aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Geralmente, é orientado ao paciente 24 horas de repouso para retornar as atividades normais. A posição para a mulher dormir não terá nenhuma interferência no resultado do tratamento. Sendo assim, a mulher poderá dormir com a posição que se sentir mais confortável.

Entretanto, o repouso absoluto pode ter um efeito contrário, provocando desnecessariamente ansiedade, angústia, estresse neste momento tão delicado, principalmente para aquelas mulheres que possuem rotina dinâmica em seu dia a dia.

No entanto, devido a paciente ter se submetido ao procedimento cirúrgico (aspiração folicular) e transferência embrionária, deve ser evitado atividades físicas e esforços excessivos neste período de 12 dias pós transferência embrionária, portanto as atividades rotineiras devem ser retomadas normalmente.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp