(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Saiba quais os principais sintomas após a aspiração de óvulos

Muco cervical hostil: veja como funciona o tratamento

Em um tratamento de fertilização in vitro é necessário utilizar óvulos em uma quantidade maior do que o ciclo natural pode oferecer para aumentar as chances de adquirir bons embriões. Como a fertilização ocorre fora do corpo da mulher os óvulos precisam ser retirados (aspiração de óvulos) quando estão maduros após uma indução hormonal feita pelo médico, para assim poderem ser utilizados em técnicas de alta complexidade na reprodução humana assistida.

Como funciona Aspiração folicular (‘’de óvulos’’)

Primeiramente, a paciente passa por um acompanhamento com médico especialista em reprodução humana assistida, assim o médico indica a ela o tratamento correto e as medicações que ela deve tomar. Essas medicações são tomadas via oral e injetável diariamente. Nesse período há acompanhamento do médico responsável pelo caso, para avaliar a resposta desses óvulos frente a indução hormonal. Quando esses óvulos atingem um tamanho esperado pelo médico, é necessário realizar a aspiração folicular.

A punção desses óvulos maduros, é conhecida como aspiração folicular, pois o ginecologista aspira através de uma bomba a vácuo todo volume presente naquele folículo onde está o óvulo. A punção é realizada via transvaginal, com uma agulha acoplada no transdutor. Todo procedimento é realizado com anestesia, para que a paciente esteja sedada e não sinta dor.

Esse líquido aspirado dos ovários, é encaminhado imediatamente para o laboratório de embriologia, aonde o embriologista responsável, através de um estereomicroscópio localize os óvulos presentes imersos em meio de cultura.

O embriologista localiza e classifica os óvulos. Através da morfologia do óvulo já é possível saber qual o melhor para utilizar na FIV. Nessa fase é importante ressaltar o cuidado com o controle de qualidade que o laboratório de embriologia deve ter, pois o óvulo é uma célula extremamente sensível a temperatura, luminosidade, pH, pureza do ar e outras substâncias que são tóxicas para esse tipo de célula. Por isso, é importante procurar centros especializados de referência, e que tenham boas taxas de gestação.

Após a aspiração folicular, a paciente fica em repouso até a recuperação da anestesia e sedação. A paciente pode sentir um leve desconforto abdominal, e podem ocorrer sangramentos, que ao longo do dia acaba desaparecendo. No próximo dia, ela já pode voltar as suas atividades normais.

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp