Fale com um
Especialista!
(11) 5052-1000 Whatsapp
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1
Agende sua Consulta

Saiba quais sintomas indicam o sucesso após inseminação intrauterina

Fertilização 04/09/2019
Saiba quais sintomas indicam o sucesso após inseminação intrauterina

O que é Inseminação Intrauterina?

A inseminação intrauterina (IIU) é um tratamento de baixa complexidade indicada para o casal que não consegue engravidar naturalmente. Consiste na colocação dos espermatozoides previamente preparados diretamente no útero da mulher. Para obter sucesso na fertilização pelo procedimento de Inseminação intrauterina (IIU), na qual os espermatozoides são depositados dentro da cavidade uterina, o espermatozoide deve ter a capacidade de chegar na tuba uterina, ligar e penetrar na zona pelúcida, fundindo-se com a membrana plasmática do oócito, ativando – o, formando o pró-núcleo, continuar o seu desenvolvimento in vivo até formar o embrião. Desta forma para o casal ser submetido a esta forma de tratamento, a mulher deve apresentar tubas uterinas íntegras (avaliadas pela histerossalpingografia) e o homem precisa conter no mínimo a concentração de 5 milhões de espermatozoides apresentados no exame de espermograma.

Sinais e sintomas após o tratamento de IIU

Depois do procedimento de IIU, o organismo da mulher responde com alguns sinais e estes são os mesmos de uma mulher que engravidou de modo natural. O primeiro sinal é ausência de menstruação ou qualquer sangramento antes da data prevista do próximo ciclo menstrual. Deste modo, se houver um sangramento mínimo que termina próximo ao dia do que seria seu próximo ciclo menstrual, pode se preparar, é um indicio positivo e significa que ocorreu a implantação do embrião. Entretanto, nem todas as mulheres possuem esses sintomas. Os sintomas de enjoos e náuseas só aparecem algum tempo depois do atraso menstrual. Sendo assim, nas primeiras semanas da gravidez o mais comum é que tenha pouco ou nenhum sintoma.

Se tratando do tratamento de IIU, algumas mulheres podem sentir sinais similares a tensão pré- menstrual (TPM), como inchaços e cólicas. Sintomas como dores nas mamas, cansaço e sensibilidade aumentada também são relatados.

É possível ter certeza de gravidez antes da visita ao médico?

Não. Embora exista alguns sinais que são indícios de uma gravidez positiva, é necessário controlar ansiedade e aguardar pelo momento adequado de se realizar o exame do Beta Hcg. Somente este exame confirmará de fato se a gravidez ocorreu. Não realize teste de farmácia, pois muitas vezes o resultado do teste será falso negativo, pois não apresentam quantidades suficientes para análise.

Exame de sangue Beta-hCG – Resposta definitiva

A gravidez é detectada através da medição do nível de hCG que é produzido por células do sinciciotrofoblasto do embrião em desenvolvimento. O hormônio é detectado utilizando o anticorpo da subunidade beta de hCG, chamado de beta-hCG. O exame é realizado 12 a 15 dias após a inseminação. No entanto, o sinal de gravidez só poderá ser observado no ultrassom obstétrico transvaginal a partir da 6 semana após o último período menstrual. Quando ocorre a implantação, as células trofoblásticas do blastocisto produzem gonadotrofina coriônica humana (hCG), hormônio que é responsável pelo suporte do corpo lúteo. O corpo lúteo produz esteroides e a progesterona é o hormônio principal para o crescimento da gravidez a partir da 7 até cerca da 10 semana aproximadamente. A partir dessa etapa a produção de hormônios pelo corpo lúteo é substituída pela placenta.

Crédito: Antonio_Diaz / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital