(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Sangramento uterino após FIV: como interpretar este e outros sintomas depois do procedimento

Todos os dias em nossa clínica nos deparamos com a ansiedade de nossas pacientes à espera do resultado do tratamento de Fertilização in vitro (FIV). Para saber definitivamente se o tratamento deu certo, será apenas pelo resultado positivo pelo exame do beta HCG, a confirmação da gestação dentro do útero, número de sacos gestacionais, embriões e presença de batimento cardíaco em exame de ultrassom obstétrico.

Entretanto alguns sintomas podem estar presentes após a transferência embrionária e indicar que a mulher conseguiu a gestação mas não dão certeza de gestação.

Sintomas após a transferência embrionária

Aproximadamente 30-40% das mulheres têm um pequeno sangramento após a transferência embrionária. Este sangramento significa a implantação do embrião no útero da mulher, também chamado de nidação. Apesar de ser um sangramento simples e comum, gera muita angústia e medo nas pacientes.

Além do sangramento de implantação, a mulher pode sentir dor em cólicas no abdome inferior, aumento da sensibilidade nas mamas e cansaço físico. É importante saber, que independente do sangramento, é preciso manter as medicações até segunda ordem.

A confirmação da gravidez é realizada após 12 dias da transferência embrionária. Sendo assim, o número de dias de espera vai depender do estágio de desenvolvimento de embrião.

A Fertilização in vitro é um tratamento tão importante e as expectativas são grandes. Deste modo recomendamos que nossos pacientes se preparem emocionalmente e psicologicamente e viva essas etapas com leveza, coragem, consciência, pensamentos positivos e com gratidão. Será a melhor forma de realizar esse grande sonho de ser mãe e ter em seus braços aquele amor único e verdadeiro.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp