Fale com um
Especialista!
(11) 5052-1000 Whatsapp
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva Agende sua Consulta

Conheça as principais dúvidas de tentantes sobre a gravidez através da fertilização in vitro

Gravidez 05/06/2019
Conheça as principais dúvidas de tentantes sobre a gravidez através da fertilização in vitro

Como funciona o tratamento?

Inicia-se junto com a menstruação. Os hormônios são administrados por via sub-cutânea, são injetáveis. Em média aplica-se por 10 dias seguidos. Neste intervalo é feito um controle por ultrassom para nos certificarmos do crescimento correto dos óvulos e para ajustes na medicação. Quando os óvulos estiverem prontos, é feita uma última medicação para que a mulher ovule ou para que possamos coletar os óvulos para fertilização in vitro.

Qual é a indicação para fazer o tratamento de FIV?

Especialistas recomendam que para mulheres com menos de 35 anos, os casais esperem para engravidar em até 1 ano. Por outro lado, para mulheres com mais de 35 anos, o prazo é de apenas 6 meses. No entanto, o casal deve procurar ajuda de imediato quando já apresenta um fator conhecido como endometriose, menopausa precoce, ausência de menstruação regular, varicocele, alteração no espermograma. Sendo assim, somente após a definição do diagnóstico/ causa de infertilidade pelo médico será indicado o tratamento adequado ao casal.

Como deve ser a rotina do casal durante o tratamento?

Durante o tratamento é recomendado que a mulher não pratique exercícios físicos intensos, como corridas e a musculação, pois os ovários estão em crescimento devido ao estímulo ovariano. Nesse período é preferível que a mulher opte por uma dieta saudável e recomenda-se a não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas.

O que é um indutor de ovulação?

É um medicamento, geralmente hormonal, que estimula a produção e desenvolvimento dos óvulos nos ovários.

Qualquer mulher pode fazer a indução de ovulação?

Se for saudável, pode. Mulheres que estejam em idade reprodutiva e que não estejam na menopausa. Se há um histórico de tumores, trombose ou alguma contra-indicação para o uso de hormônios, o médico deve avaliar a possibilidade de fazer a indução.

Quais exames é preciso fazer antes?

Exames ginecológicos, como ultrassom de mamas, transvaginal, Papanicolaou. Também espermograma, exames hormonais, avaliação das tubas pela histerossalpingografia e sorológicos como HIV, HTLV hepatite B e C, sífilis e rubéola, ZIKA vírus, entre outros.

Qual a taxa de sucesso do indutor de ovulação?

A resposta é normalmente muito boa com os hormônios. Conseguimos a ovulação em mais de 90% dos casos. Mas para engravidar é preciso muito mais que ter a ovulação. O sêmen deve ser bom, as tubas uterinas normais, o útero também normal.

Existe algum controle que precisa ser feito durante o tratamento de indução de ovulação?

Sim. Controles de ultrassom e hormônios, principalmente.

Pode ter relações sexuais durante o tratamento?

Não há restrições. Nos últimos dias deve ser mantida uma abstinência de 3 dias ou por um período recomendado pelo médico, pois o homem precisa ficar em abstinência para coleta do sêmen a fim de garantir uma melhor qualidade do material e a mulher por alguns dias após a coleta dos óvulos, pois podem sentir dores devido ao tamanho dos ovários.

Existem efeitos secundários decorrentes da indução de ovulação?

O mais comum é retenção de líquido. Inchaço, dor nas mamas, cólicas. Mas são perfeitamente suportáveis e controlados.

Quando fazer o teste de gravidez?

10 a 12 dias após a transferência dos embriões em uma FIV. Ou 14 dias após uma inseminação.

É preciso fazer algum tratamento extra?

Depende do caso. Se a mulher tem obesidade, problema de tireoide ou alguma doença crônica, ela precisa estar controlada. O parceiro também precisa ser avaliado clinicamente.

Caso não dê certo o indutor de ovulação, o que se pode fazer?

Pode-se trocar o esquema de medicação, o tipo de hormônio e tentar novamente. Se não funcionar, há grandes chances de que o estoque de óvulos tenha se esgotado e a mulher estar próxima da menopausa. Neste casos há como engravidar com óvulos doados.

Quais as chances de sucesso da fertilização in vitro?

As chances de sucesso no tratamento de FIV dependem de cada casal, pois podem variar de acordo com a idade da mulher e a causa da infertilidade diagnosticada.

Nós, da Neo Vita, estamos á disposição em nossa página de contato para responder suas dúvidas sobre o processo de Fertilização In Vitro.

Crédito: Pornpak Khunatorn / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital