(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Infertilidade primária: entenda o conceito e como se caracteriza

Infertilidade 19/11/2019
Infertilidade primária: entenda o conceito e como se caracteriza

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a infertilidade é ausência de gravidez após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos. Estima-se que 15% dos casais vão apresentar algum tipo de infertilidade durante a sua vida reprodutiva.

A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar durante um ano de tentativas (relações sexuais regulares e bem distribuídas ao longo do mês), sem o uso de métodos anticoncepcionais. É uma condição que pode resultar de fatores fisiológicos presentes tanto no homem, quanto na mulher. A infertilidade pode ser primária ou secundária, em seguida vamos te explicar o conceito e como se caracteriza a infertilidade primária.

Infertilidade primária

A infertilidade primária ocorre quando um casal que nunca teve filhos é diagnosticado infértil. De acordo com a OMS, é considerado infertilidade primária mesmo que a mulher engravida de seu parceiro e não consegue levar a gestação até o fim, ou seja, resultando na perda de um bebê. Por outro lado, a infertilidade secundária ocorre quando o casal já teve filhos, quer engravidar novamente e não consegue. O fato de a mãe ter engravidado antes não garante fertilidade para uma futura gestação. Contudo a infertilidade pode ser ocasionada tanto por fatores femininos quanto masculinos, não é uma causa exclusiva da mulher.

Causas de Infertilidade

As causas de infertilidade são diversas tanto com problemas no sistema reprodutor feminino quanto no masculino ou até mesmo em ambos. Uma das principais causas é decidir por constituir uma família tardiamente, pois, com o passar dos anos, os gametas apresentarão maior probabilidade de serem incapazes de fertilizar e desenvolver em um embrião saudável.

Crédito: monkeybusinessimages / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp