Fale com um
Especialista!
(11) 5052-1000 Whatsapp
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1
Agende sua Consulta

Varicocele: como ocorre e sintomas da principal causa de infertilidade masculina

Infertilidade 22/10/2019
Varicocele: como ocorre e sintomas da principal causa de infertilidade masculina

O que é a varicocele?

A varicocele está presente em até 15% dos homens e é a principal causa de infertilidade masculina, chegando afetar até 40% dos homens inférteis. A varicocele usualmente não produz sintomas, mas sim um desconforto local como a percepção do aumento de volume escrotal e, mais raramente, dor testicular podem ser sintomas apresentados. Resulta na dilatação das veias do plexo pampiniforme que drena os testículos e são observadas (aproximadamente 60% a 90%) como lesões isoladas à esquerda. Portanto, existem estudos que mostram bilateralidade em 30% a 50% dos casos.

Por que a varicocele causa infertilidade no homem?

Há muitas hipóteses para explicar o motivo da varicocele unilateral causar um efeito deletério bilateral sobre a espermatogênese e a infertilidade. Dentre elas destacam-se:

  • Refluxo renal e adrenal: o refluxo de substâncias metabólicas das glândulas adrenais e dos rins poderia causar um efeito tóxico sobre a função dos testículos;
  • Hipóxia: ocorre devido à estagnação de sangue menos oxigenado ao redor dos testículos;
  • Disfunção hormonal: alguns estudos mostram que foram encontrados baixo níveis de testosterona;
  • Elevação da temperatura do escroto: dilatação venosa aumenta o fluxo sanguíneo no local, elevando a temperatura testicular, sendo que, os testículos precisam de uma temperatura de 0,5º C abaixo das temperaturas do resto do organismo para que a espermatogênese aconteça adequadamente.

Conforme previamente mencionado, a varicocele tem um feito prejudicial para o sistema reprodutor masculino ao prejudicar o fluxo sanguíneo local e a troca de nutrientes, alterando o sistema que mantém os testículos mais frios em relação à temperatura corporal. E como resultado do aumento da temperatura, a espermatogênese é alterada, diminuindo a motilidade dos espermatozoides.

Como é o tratamento?

A correção da varicocele é realizado por técnica cirúrgica utilizando um microscópio cirúrgico. Normalmente leva 3 meses depois do pós-cirúrgico para que ocorra uma melhora, podendo levar até 6 meses em alguns pacientes, isso devido a natureza do ciclo da espermatogênese e os especialistas acreditam que aproximadamente 2/3 dos pacientes melhoram com taxas de gravidez de até 50%, quando não há causa de infertilidade feminina presente. Após o tratamento, a contagem de espermatozoides deve ser feita de 3 em 3 meses no período de 1 ano ou até a gravidez ocorrer.

Crédito: imtmphoto / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital