(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Casal infértil: como engravidar quando o homem e a mulher sofrem do problema

Entenda as principais causas da infertilidade masculina e feminina

Essa é uma questão que aflige muitos casais. Muitos ficam sem saber o que fazer, qual médico procurar e quando procurar. Então vamos ver como seguir nessas situações.

O tempo médio necessário para conceber um filho é de seis meses e 80% dos casais são bem sucedidos em até um ano. Sentir ansiedade é normal se a gravidez não ocorrer nos primeiros meses, mas a maioria dos jovens casais é aconselhada a continuar tentando por um ano antes de procurar ajuda médica. Casais mais velhos, sobretudo quando a mulher tem mais de 35 anos, podem solicitar ajuda mais cedo, pois a fertilidade decresce com a idade, especialmente nas mulheres.

Se houver dificuldade para engravidar, o casal deve consultar o médico. Ele indagará sobre a vida sexual e se há alguma dificuldade em particular com as relações sexuais. Também perguntará se há relações nos dias férteis que ocorrem no meio do ciclo menstrual, quando há maior probabilidade de vir a engravidar. O médico analisará a história clínica do casal, pois doenças ou cirurgias anteriores podem ser relevantes para o problema. Questionará também sobre a freqüência com que tomam bebidas alcoólicas, se fumam, se tomam algum medicamento ou droga.

Se ambos forem relativamente jovens e não houver nenhuma problema aparente, o médico poderá aconselhar medidas para melhorar as possibilidades de concepção (fazer uma dieta saudável, não fumar, reduzir a quantidade de bebidas alcoólicas, manter relações sexuais de dois em dois dias, tentar não se preocupar, porque o estresse pode diminuir a fertilidade).

Se ele suspeitar de um problema que impeça a gravidez, ou se a mulher tiver mais de 35 anos, poderá encaminhar a um especialista em reprodução assistida para exames mais específicos e para a determinação do melhor tratamento. Os tratamentos de reprodução humana podem ser boas alternativas se o problema não tiver solução naturalmente. Dessa forma, não é preciso entrar em pânico. A Medicina dispõe hoje de inúmeros métodos que podem trazer a gestação. Basta persistir e conte com seu médico!

Quando devo procurar ajuda?

Um casal é considerado infértil, após 12 meses de relações sexuais bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual (principalmente no período fértil), sem o uso de métodos contraceptivos e resultando em ausência de gravidez.

É necessário uma investigação médica para avaliar o motivo da infertilidade. O que está impedindo o encontro dos espermatozoides com o óvulo, ou a implantação do embrião no útero.

O casal deve procurar um especialista quando se encontrar entre quaisquer das seguintes categorias:

– Mulheres acima de 35 anos;

– Casais que não conseguiram engravidar após 1 ano de vida sexual ativa sem utilizar métodos contraceptivos;

– Mulheres que têm ciclo menstrual irregular com evidências de ovulações irregulares ou ausentes;

– Mulheres que têm um histórico de três ou mais abortamentos;

– Homens com espermatozoides em número baixo ou com má formação;

– Menstruações irregulares;

– Histórico de gravidez ectópica;

– Dor na relação sexual;

– Contato com irradiação e produtos químicos;

– Mulheres com endometriose;

– Pacientes portadoras de SOP;

– Mulheres com histórico prévio de infecção pélvica.

Existem diferentes tipos de tratamento, seja ele cirúrgico, medicamentoso ou por técnicas laboratoriais (reprodução humana assistida). Tudo isso deve ser avaliado por um bom médico que auxiliará o casal no tratamento para engravidar.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp