Fale com um
Especialista!
(11) 5052-1000 Whatsapp
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva Agende sua Consulta

Conheça as principais dúvidas sobre o tratamento para engravidar com endometriose

Saúde feminina 11/09/2019
Conheça as principais dúvidas sobre o tratamento para engravidar com endometriose

Estima-se que essa doença atinja entre 7 e 10 milhões de brasileiras. Entretanto muitas delas não sabem que a doença interfere na fertilidade e com isso muitas mulheres não conseguem ser mães. A endometriose ocorre quando o tecido de revestimento do útero (endométrio) cresce fora do seu lugar normal. Essa doença causa um processo inflamatório na pelve que pode levar à fibrose e formação de aderências. Há possibilidade da mulher engravidar com endometriose, portanto com mais dificuldade devido ao comprometimento nos ovários, tubas uterinas ou útero. Caso haja comprometimento é recomendado um tratamento médico cirúrgico para retirar todo o tecido endometrial que está dificultando a gravidez. O diagnóstico tardio é um agravante para essas mulheres, pois as vezes os sintomas não são valorizados e só depois de muitas tentativas para engravidar, a doença é descoberta.

Principais dúvidas para engravidar com endometriose

Muita cólica pode ser endometriose?

Um dos sintomas da endometriose é a intensa cólica durante a menstruação, mas essa não é a única explicação para as dores. Por isso, deve-se procurar um médico especialista para o diagnóstico correto.

O que causa endometriose?

A causa da endometriose ainda permanece desconhecida. Entretanto existem diversas teorias que procuram explicar a origem das lesões endometriais dispersas que ocorrem em mulheres com endometriose. As teorias são:menstruação retrógrada, metaplasia celômica e disseminação linfática/ hematogênica.

Qual é a consequência da endometriose?

A doença pode causar tanto distorção na anatomia tubária quanto na qualidade reduzida dos óvulos e alterações na receptividade uterina, prejudicando a implantação do embrião.

Qual é o tratamento para engravidar?

Caso não haja possibilidade de realizar a FIV de início, talvez seja necessário o tratamento cirúrgico por videolaparoscopia antes da técnica de FIV. Deste modo, é muito importante uma avaliação completa para receber a conduta médica adequada.

Como é a cirurgia para endometriose?

A cirurgia é realizada por videolaparoscopia pelo médico ginecologista e consiste em remover a maior quantidade possível de tecido endometrial que esteja fora do útero. A cirurgia é delicada, mas pode ser a melhor solução para os casos mais graves, quando o tecido endometrial se espalhou por diversas áreas.

Contudo, o tempo para o casal conseguir engravidar pode variar devido alguns fatores. Estes fatores são idade da mulher, o tempo de diagnóstico da endometriose e a classificação da doença. Geralmente, as mulheres que conseguem engravidar em menos tempo são aquelas que possuem diagnóstico recente, endometriose leve e mais jovens.

Fiquem atentas aos sintomas. Notem o grau de suas cólicas, se estão ficando mais fortes, frequentes, não deixe de procurar o médico especialista.

Você pode mudar esse caminho, só depende de você.

Chegou a sua vez, não deixe que a endometriose destrua o seu sonho! Você que tem endometriose, procure ajuda!

Crédito: gpointstudio / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital