(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Endometriose: presença de endometrioma

Saúde feminina 25/10/2019

O que é endometrioma?

Endometrioma é um cisto que acomete os ovários, estes cistos são detectados pela ultrassonografia transvaginal. O endometrioma contém um líquido em seu interior, o conteúdo é sanguinolento, de coloração achocolatada, devido a presença das células endometriais no interior do ovário. Esses cistos é formado por células do endométrio que se desprendem e aderem aos ovários.

Quais são os sintomas do endometrioma?

Endometriomas com menos de 3 cm normalmente não manifestam sintomas. Já os cistos maiores podem causar:

– Dor pélvica em um ou ambos os lados, dependendo da localização do cisto;

– Dor durante a relação sexual;

– Dor intensa durante a ovulação ou menstruação.

Além de causarem dores nas pacientes, o endometrioma também pode prejudicar a foliculogênese, afetando a sua reserva ovariana e consequentemente, o seu potencial fértil.

Complicações do Endometrioma

Vários estudos têm sido realizados com intuito de investigar o efeito do endometrioma ovariano sobre a capacidade de resposta dos ovários aos estímulos e resultados da Fertilização in vitro (FIV). Dessa forma, estes indicaram que a presença de endometrioma ovariano reduz o número de ovócitos recuperados (se tratando de sua qualidade ovocitária), embriões formados, taxa de implantação e gravidez clínica.

É relevante abordar que não é a presença do endometrioma em si que ocasiona baixa capacidade de resposta aos ovários, mas sim, o efeito deletério ao microambiente da endometriose, como inflamação e produção de espécies reativas de oxigênio.

Tratamento do Endometrioma

O tratamento dependerá exclusivamente dos sintomas, do tamanho do cisto no ovário, e da avaliação da fertilidade da paciente. Endometriomas pequenos (com menos de 3cm) que não causam sintomas não necessita de um tratamento específico, mas sim um acompanhamento com o médico. Por outro lado, os Endometriomas com mais de 3cm podem ser tratados tanto com medicamentos ou por cirurgia, porém vai depender dos sintomas e avaliação da fertilidade dessa paciente e se a mesma deseja engravidar. No entanto, o tratamento tem tanto o objetivo de aliviar as dores menstruais e pélvicas quanto reestabelecer a fertilidade dessa mulher.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp