(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Para desobstruir as trompas: entenda como a acupuntura pode ajudar a fertilidade

Saúde feminina 22/11/2019
Para desobstruir as trompas: entenda como a acupuntura pode ajudar a fertilidade

 

Antes de você entender a relação da acupuntura para o procedimento de desobstrução das trompas, você precisa saber explicar sobre as causas e consequências da obstrução tubária. A doença tubária é uma das causas mais comuns de infertilidade, representa aproximadamente 14 a 30% dos casais inférteis. É causada por anormalidade nas tubas uterinas geralmente causadas por infecções genitais, como a Clamídia e Gonococo.

Obstrução tubária

A obstrução parcial é um fator de risco para gravidez ectópica e a obstrução completa das tubas leva a danos na estrutura interna e, portanto, na incapacidade do encontro do espermatozoide com os óvulos, sendo necessário partir para o próximo passo, o tratamento de Fertilização in vitro (FIV) após avaliação e indicação do médico especialista. Deste modo, para confirmar a patologia, é necessário a realização do exame de Histerossalpingografia. O exame tem o objetivo de injetar um meio de contraste radiopaco através das tubas uterinas sob observação fluoroscópica, verificando quais são as condições de permeabilidade das tubas.

Acupuntura e a desobstrução tubária

Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido. Também foi demonstrado resultados benéficos na qualidade, quantidade e motilidade dos espermatozoides em estudo para fertilidade masculina. Contudo, acupuntura pode reduzir o impacto de diagnósticos de infertilidade e auxiliar na regulação do ciclo menstrual, aliviar cólicas e ajudar na desobstrução das tubas uterinas, também chamada de trompas.

Crédito: a dog / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp