Fale com um
Especialista!
(11) 5052-1000 Whatsapp
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva Agende sua Consulta

Tentantes com SOP: conheça o tratamento de fertilidade para mulheres com a síndrome

Saúde feminina 14/09/2019
Tentantes com SOP: conheça o tratamento de fertilidade para mulheres com a síndrome

O que é a síndrome do ovário policístico?

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um transtorno endócrino que desequilibra o funcionamento hormonal e pode afetar a ovulação. Apesar dos ovários policísticos ser a característica mais divulgada, a SOP possui um conjunto de características que nem sempre vem juntas, tais como, a irregularidade menstrual, excesso de pelos, acne, alterações em exames de sangue. As portadoras de SOP costumam apresentar sinais de hiperandrogenismo, ou seja, aumento dos hormônios masculinos. Apesar do nome da patologia referir-se ao ovário, esta síndrome também está associada a desordens metabólicas: resistência periférica à insulina (RI) e hiperinsulinemia. Os fatores de risco incluem a obesidade, diabetes mellitus tipo II, a dislipidemia, a hipertensão, e doenças cardiovasculares.

Por que a síndrome leva a infertilidade?

A síndrome recebe seu nome a partir do aparecimento dos ovários policísticos que resultam da foliculogênese interrompida e disfunção ovulatória. Sendo assim a patologia afeta o controle endócrino, metabólico, saúde cardiovascular e reprodutiva da mulher. Além disso, muitas vezes não vemos o padrão policístico nos ovários e a paciente tem SOP. Os fatores que levam à infertilidade são múltiplos. Os principais são: Anovulação (ausência de ovulação) e baixa receptividade endometrial (maior chance de aborto e doenças durante a gestação) devido à obesidade. As manifestações clínicas incluem oligomenorréia ou amenorréia, hirsutismo e infertilidade Acredita-se que pelo menos 75% dos casos de infertilidade sejam por fator anovulatório, ou seja, que não ovulam adequadamente, e, por isso, podem apresentar intervalos longos entre os ciclos menstruais, podendo ficar até meses sem menstruar. A alteração menstrual geralmente ocorre desde a menarca (1ª menstruação) e pode estar associadas ao aumento de pêlos pelo corpo, alterações da menstruação, e também ao excesso de peso (sobrepeso ou obesidade).

Já o termo ovários policísticos é empregado devido às características morfológicas observadas nesses ovários, com aumento de volume ovariano, devido principalmente ao aumento no número de folículos em crescimento ou atrésicos. Ovários policísticos detectados por USG são definidos pela presença de 12 ou mais folículos em cada ovário, com tamanho variando entre 2 a 9 mm de diâmetro que são incapazes de crescer até um tamanho que provocaria a ovulação, não havendo, portanto, o desenvolvimento de um folículo dominante. Sem o folículo dominante, não ocorre ovulação, nem estímulo para os folículos restantes involuirem, havendo o acúmulo progressivo dos mesmos, o que é responsável pelo aspecto policístico que os ovários adquirem. A ausência da ovulação e a presença constante de folículos desregula todo o ciclo hormonal. Vale lembrar que nem toda mulher que tem cistos nos ovários sofre da síndrome do ovário policístico.

Qual é o tratamento indicado para a SOP?

Antes de partir para o tratamento de Inseminação Intrauterina ou a Fertilização in vitro, o primeiro passo para tratar a SOP é realizar um tratamento para estabelecer o equilíbrio da ovulação através dos indutores de ovulação para estimular o ovário a produzir os folículos que darão origem aos óvulos, mas sempre em acompanhamento com o médico especialista. Deste modo, ao  procurar o médico especialista em Reprodução Humana Assistida, o mesmo irá solicitar uma avaliação completa no casal para avaliar tanto os fatores femininos quanto os masculinos que estão impedindo do casal engravidar e indicar o tratamento adequado. A perda de peso também é uma alternativa para essas portadoras, um tratamento natural que certamente exercerá uma influência positiva para o sucesso do tratamento e também servirá de auxílio para reduzir a medicação hormonal. Quando a presença da SOP exerce uma influência na qualidade dos óvulos, o congelamento dos óvulos antes dos 35 anos parece ser uma medida de prevenção muito recomendada.

Crédito: RyanKing999 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital