(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Reversão de vasectomia: saiba mais sobre o pós procedimento e quanto tempo para engravidar

Saúde masculina 13/01/2020

Primeiramente, é preciso entender o que é vasectomia para saber como é realizada a reversão de vasectomia e se o homem terá chances de restabelecer sua fertilidade.

O que é vasectomia?

A vasectomia é um método cirúrgico de contra concepção gerada através do corte do canal deferente, pelo qual o espermatozoide migra durante o processo de ejaculação, bloqueando o transporte dos espermatozoides. Durante as relações sexuais, o sêmen continua sendo ejaculado, mas sem os espermatozoides.

Deste modo, na reversão de vasectomia, o cirurgião realiza o procedimento microcirúrgico com o auxílio de microscópio para reconectar o canal deferente e assim os espermatozoides já conseguem se transportar e serem ejaculados junto com o sêmen. O procedimento é indicado para homens que realizaram a vasectomia há menos de 10 anos e desejam ter filhos.

Reversão da vasectomia: o pós procedimento

Com os avanços técnicos das últimas décadas, 70% a 90% dos pacientes submetidos à reversão irão apresentar o retorno dos espermatozoides no sêmen nos três meses após a cirurgia, e 40 a 60% dos casais irão engravidar em dois anos.

O paciente deve fazer um espermograma para avaliar a concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides presentes no sêmen. Mesmo com o sucesso do procedimento, é preciso avaliar a fertilidade da mulher que vai receber os embriões fertilizados a partir dos espermatozoides.

Gravidez após o procedimento de vasectomia

Após o procedimento cirúrgico ter sido realizado com sucesso, aos poucos os espermatozoides voltam a estar presentes em abundância no sêmen. Para os homens submetidos a esse procedimento e que tenham mulheres de até os 35 anos e sem histórico de alterações no sistema reprodutor, as chances de gravidez aumentam. Entretanto, quanto maior for o intervalo entre a vasectomia e sua reversão, menores as chances de sucesso para conseguir obter uma gestação.

Por outro lado, caso a cirurgia de reversão não obtenha êxito ou mesmo o paciente opte por não realizá-la e ainda assim permaneça o desejo de se ter filhos pode-se recorrer à fertilização in vitro (FIV). Neste caso recomenda-se a utilização de técnicas específicas de obtenção cirúrgica de espermatozoides.

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp