(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

4 cuidados para gravidez por FIV durante a pandemia do COVID-19

Sem categoria 22/05/2020

A pandemia virou o mundo de ponta cabeça e tem interferido nos planos que até então eram considerados inadiáveis. Para muitas famílias 2020 era o ano escolhido para uma possível gravidez. Apesar de não haver nenhum estudo conclusivo que comprove o perigo do coronavírus para gestantes, o Ministério da Saúde incluiu as futuras mamães no grupo de risco para a doença.

Segundo nosso médico especialista, Dr. Fernando Prado, o momento agora requer cautela. “É importante ter serenidade para entender que a prevenção e o combate ao coronavírus é o mais importante, por isso cada caso deve ser avaliado individualmente. Há mulheres, por exemplo, que o adiamento diminui as chances e até impedem uma futura gestação”, diz.

A fase mais fértil da mulher acontece na faixa dos 25 aos 30 anos e após esse período é normal a diminuição da produção e da qualidade dos óvulos. Até por isso, o congelamento de óvulos ou embriões tem sido uma saída que permite planejar o melhor momento para dar continuidade aos planos de aumentar a família.

“Muitos estudos apontam que aos 35 anos a fertilidade feminina alcança a metade de chance apresentada aos 25 anos e, aos 40 anos, a possibilidade é a metade confirmada aos 35 anos. Por isso o ideal é que o congelamento seja feito até os 35 anos, pois a partir dessa idade existe uma diminuição considerável da qualidade dos óvulos que pode comprometer o resultado final”, alerta o especialista.

Desde que tome os devidos cuidados não existe nenhum problema se a mulher resolver engravidar mesmo durante este período.

“Não há evidências científicas que comprovem riscos para as gestantes e bebês como foi na época do H1N1 e Zika Vírus. Como a Covid-19 é uma doença nova, realmente requer todo cuidado e precaução. Quem tem a intenção de engravidar ainda este ano deve conversar com seu médico e definir juntos a melhor saída’’.

X cuidados para gravidez por FIV durante a pandemia

Na Neo Vita, além de seguir todas orientações da OMS e tomar todas as precações contra o covid-19, como o uso de mascaras, álcool gel, aferir temperatura de pacientes e colaboradores todos os dias entre outras, estamos realizando também o teste de covid-19 em toda equipe Neo Vita com frequência para a segurança de todos os nossos pacientes e a equipe.

E o que eu devo fazer para me manter seguro?

  • Limpe regularmente e minuciosamente suas mãos com álcool gel 70% ou lave com água e sabão;
  • Manter o distanciamento social: Manter ao menos 1 metro (3 pés) de distância da pessoa que estiver tossindo ou espirrando.
  • Evitar tocar as mãos nos olhos, nariz e boca: As mãos tocam muitas superfícies e por isso podem pegar o vírus. Uma vez contaminada, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca.
  • Se você não está se sentindo bem fique em casa, mas se tiver febre, tosse e dificuldade de respirar, procure o cuidado médico o mais cedo possível.

Estamos trabalhando para que tudo de certo, que não tenha nenhum risco de contágio e não esperar mais pelo sonho da gestação.

Queremos fazer parte do seu sonho!

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp