(11) 5052-1000
Neo Vita - Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva

Resp Técnico: Dr. Fernando P. Ferreira

CRM-SP: 103.984 | RQE: 39.163.1

Esclareça as dúvidas sobre abstinência masculina e do casal para FIV

Entenda as principais causas da infertilidade masculina e feminina

Abstinência sexual durante a FIV é uma das dúvidas mais frequentes de casais quando nos procuram para fazer o tratamento. A preocupação por este assunto é muito importante porque está envolvido diretamente na intimidade e sentimentos do casal.

A resposta para essa dúvida é que na maioria dos casos e dependendo das etapas do tratamento o casal pode continuar a ter relações sexuais protegidas e com mais cuidado. Entretanto existe etapa do processo que a relação sexual deve ser evitada.

Abstinência do casal para FIV

O tratamento de FIV é composto por algumas etapas, sendo estas, Indução da ovulação, coleta dos óvulos, coleta do sêmen, fertilização in vitro propriamente dita, congelamento de embriões e transferência embrionária.

O tratamento de Fertilização in vitro

Durante a indução da ovulação na mulher, há uma produção em maior quantidade de seus óvulos e por consequência um aumento nos ovários e este aumento pode provocar desconfortos para mulher durante a relação sexual.

Deste modo, deve se evitar durante este período devido ao desconforto e porque pode ocorrer uma gravidez múltipla inesperada devido à ovulação precoce.

A relação sexual durante a FIV não é proibida, mas deve tomar todos os cuidados e ser impreterivelmente protegida, com o uso de preservativo.

Após a indução da ovulação, os óvulos são coletados, manipulados e somente os óvulos maduros são fertilizados com o espermatozoide no laboratório afim de formar embriões para serem transferidos ao útero.

No entanto, depois do procedimento de transferência embrionária, ocorre a implantação embrionária e é neste momento que é recomendado manter abstinência sexual para que as contrações uterinas durante relação sexual não atrapalhem a implantação.

Coleta do sêmen

Para o tratamento de FIV, tanto a mulher quanto o homem fazem a coleta de seus gametas para fertilização. Para a coleta do sêmen, é recomendado abstinência de 2 a 5 dias.

Se abstinência tiver um período curto, pode comprometer o volume do sêmen e o número de espermatozoides para FIV e se tiver um período longo, pode comprometer a qualidade tendo mais espermatozoides imóveis na amostra coletada.

 Considerações finais

Como vimos ao longo do texto, a relação sexual não é proibida durante o tratamento de FIV, mas dependendo da etapa do tratamento será necessário cuidados e períodos de abstinência.

Sendo assim, os cuidados e as recomendações variam de caso a caso e somente o médico especialista pode te orientar de modo qualificado sobre as restrições e os cuidados importantes durante o tratamento.

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp