
Abstinência sexual durante a FIV é uma das dúvidas mais frequentes de casais quando nos procuram para fazer o tratamento. A preocupação por este assunto é muito importante porque está envolvido diretamente na intimidade e sentimentos do casal.
A resposta para essa dúvida é que na maioria dos casos e dependendo das etapas do tratamento o casal pode continuar a ter relações sexuais protegidas e com mais cuidado. Entretanto existe etapa do processo que a relação sexual deve ser evitada.
O tratamento de FIV é composto por algumas etapas, sendo estas, Indução da ovulação, coleta dos óvulos, coleta do sêmen, fertilização in vitro propriamente dita, congelamento de embriões e transferência embrionária.
Durante a indução da ovulação na mulher, há uma produção em maior quantidade de seus óvulos e por consequência um aumento nos ovários e este aumento pode provocar desconfortos para mulher durante a relação sexual.
Deste modo, deve se evitar durante este período devido ao desconforto e porque pode ocorrer uma gravidez múltipla inesperada devido à ovulação precoce.
A relação sexual durante a FIV não é proibida, mas deve tomar todos os cuidados e ser impreterivelmente protegida, com o uso de preservativo.
Após a indução da ovulação, os óvulos são coletados, manipulados e somente os óvulos maduros são fertilizados com o espermatozoide no laboratório afim de formar embriões para serem transferidos ao útero.
No entanto, depois do procedimento de transferência embrionária, ocorre a implantação embrionária e é neste momento que é recomendado manter abstinência sexual para que as contrações uterinas durante relação sexual não atrapalhem a implantação.
Para o tratamento de FIV, tanto a mulher quanto o homem fazem a coleta de seus gametas para fertilização. Para a coleta do sêmen, é recomendado abstinência de 2 a 5 dias.
Se abstinência tiver um período curto, pode comprometer o volume do sêmen e o número de espermatozoides para FIV e se tiver um período longo, pode comprometer a qualidade tendo mais espermatozoides imóveis na amostra coletada.
Como vimos ao longo do texto, a relação sexual não é proibida durante o tratamento de FIV, mas dependendo da etapa do tratamento será necessário cuidados e períodos de abstinência.
Sendo assim, os cuidados e as recomendações variam de caso a caso e somente o médico especialista pode te orientar de modo qualificado sobre as restrições e os cuidados importantes durante o tratamento.
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!