A FIV é um tratamento indicado tanto para causas de infertilidade feminina quanto masculina. É considerada uma técnica de alta complexidade, onde a fertilização nos oócitos (óvulos) pelos espermatozoides e a formação do embrião ocorre in vitro (dentro de um laboratório). Os embriões selecionados são transferidos para o útero da mulher, no qual se espera uma implantação e consequentemente uma gravidez.
De início a FIV era indicada para mulheres inférteis com fator tubário, pois de nada adianta o homem apresentar um sêmen com potencial e a mulher ter ciclos regulares e ovulatório, útero com cavidade íntegra e receptiva, colo e canal cervical normais, mas as tubas uterinas serem não funcionantes. Hoje a FIV tornou-se o último recurso de tratamento para praticamente todas as causas de infertilidade quando as técnicas de baixa complexidade falham.
As indicações mais frequentes para a Fertilização in vitro incluem:
O tratamento inicia-se com o estímulo da ovulação através do uso de medicações indutoras da ovulação. Acompanhe-se o desenvolvimento folicular por ultrassonografia seriada até a coleta dos óvulos. No mesmo dia da coleta dos óvulos, também é realizado a coleta do sêmen. Então, manipula-se os gametas (óvulos e espermatozoides) para fertilização.
Posteriormente a fertilização, o médico, junto aos embriologistas, acompanha o desenvolvimento embrionário até o embrião estar apto, em estágio adequado, para transferência embrionária após o preparo do endométrio.
Contudo, devido ao tratamento ser tão importante e as expectativas serem grandes, recomendamos que nossos pacientes sigam as orientações médicas de nossa equipe da enfermagem para aplicações das medicações. Além disso, é importante se preparar emocionalmente e psicologicamente para viver essas etapas com leveza, coragem, consciência, pensamentos positivos e com gratidão.
Será a melhor forma de realizar esse grande sonho de ser mãe e ter em seus braços aquele amor único e verdadeiro.
Nós, da Neo Vita, estamos á disposição em nossa página de contato para responder suas dúvidas.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!