Pre-loader

Fertilização in vitro: como funciona a fiv

Fertilização in vitro: como funciona a fiv

A FIV é um tratamento indicado tanto para causas de infertilidade feminina quanto masculina. É considerada uma técnica de alta complexidade, onde a fertilização nos oócitos (óvulos) pelos espermatozoides e a formação do embrião ocorre in vitro (dentro de um laboratório). Os embriões selecionados são transferidos para o útero da mulher, no qual se espera uma implantação e consequentemente uma gravidez.

De início a FIV era indicada para mulheres inférteis com fator tubário, pois de nada adianta o homem apresentar um sêmen com potencial e a mulher ter ciclos regulares e ovulatório, útero com cavidade íntegra e receptiva, colo e canal cervical normais, mas as tubas uterinas serem não funcionantes. Hoje a FIV tornou-se o último recurso de tratamento para praticamente todas as causas de infertilidade quando as técnicas de baixa complexidade falham.

As indicações mais frequentes para a Fertilização in vitro incluem:

  • Tubas uterinas ausentes ou obstruídas
  • Contagem ou motilidade baixa de espermatozoides (< 5 milhões/ml)
  • Endometriose
  • Hidrossalpinge
  • Menopausa precoce
  • ISCA (Infertilidade sem causa aparente)
  • Laqueadura ou vasectomia
  • Fragmentação de DNA do espermatozoide
  • Varicocele: dilatação nos vasos na região dos testículos
  • Fatores imunológicos, infecciosos e genéticos;
  • Falhas nas tentativas de IIU
  • Idade reprodutiva avançada

Tratamento de Fertilização em Vitro

O tratamento inicia-se com o estímulo da ovulação através do uso de medicações indutoras da ovulação. Acompanhe-se o desenvolvimento folicular por ultrassonografia seriada até a coleta dos óvulos. No mesmo dia da coleta dos óvulos, também é realizado a coleta do sêmen. Então, manipula-se os gametas (óvulos e espermatozoides) para fertilização.

Posteriormente a fertilização, o médico, junto aos embriologistas, acompanha o desenvolvimento embrionário até o embrião estar apto, em estágio adequado, para transferência embrionária após o preparo do endométrio.

Contudo, devido ao tratamento ser tão importante e as expectativas serem grandes, recomendamos que nossos pacientes sigam as orientações médicas de nossa equipe da enfermagem para aplicações das medicações. Além disso, é importante se preparar emocionalmente e psicologicamente para viver essas etapas com leveza, coragem, consciência, pensamentos positivos e com gratidão.

Será a melhor forma de realizar esse grande sonho de ser mãe e ter em seus braços aquele amor único e verdadeiro.

Nós, da Neo Vita, estamos á disposição em nossa página de contato para responder suas dúvidas.

avatar

Escrito por Dr. Fernando Prado

Dr. Fernando é médico especialista em reprodução assistida há mais de 20 anos, com PhD pelo Imperial College London e pela Universidade Federal de São Paulo, e diretor clínico da Neo Vita.

CRM/SP 103.984 - RQE 391631
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3562749827441899

0 Comentários

Seja a(o) primeira(o) a comentar!

Envie seu comentário

Pergunte para a Neo Vita. Seu endereço de e-mail não será publicado.