Uma gravidez comum se inicia com o óvulo fertilizado nas tubas uterinas. Normalmente, o óvulo fertilizado que se formou em embrião é direcionado ao endométrio pelas tubas uterinas, onde ocorre a implantação.
A Gravidez ectópica é uma condição anormal, ou seja, quando o embrião que deveria implantar no útero, não implanta e acaba implantando em outros lugares (95% dos casos nas tubas uterinas – também chamada de gravidez tubária). Geralmente essa implantação na tuba uterina se dá por alguma obstrução, que acaba dificultando a passagem do embrião fertilizado até o útero.
Para identificar uma gravidez ectópica, além dos sintomas, o médico obstetra realiza uma ultrassonografia transvaginal para verificar se o embrião se encontra dentro do útero.
A gravidez ectópica é rara e o médico especialista é a pessoa mais apropriada para fazer o diagnóstico. Existem alguns sintomas para essa condição, portanto algumas mulheres não sentem nenhum dos sintomas. Entretanto, alguns sintomas podem se desenvolver e aparecer entre a 4 e a 12 semanas de gestação. Estes sintomas são:
Se não tratada, pode desenvolver até uma hemorragia interna.
Algumas mulheres têm uma probabilidade maior de desenvolver gravidez ectópica que são pacientes com histórico de doença inflamatória pélvica (ex: Clamídia), endometriose nas tubas uterinas, histórico de gravidez ectópica prévia, tumores, fumantes, usuárias de DIU, entre outros. Além de disso, a ocorrência de gravidez ectópica aumenta conforme a idade da mulher.
O tratamento é realizado por laparoscopia ou cirurgia abdominal para remover a gravidez. A tuba uterina pode ou não ser removida, dependendo do tamanho da lesão, podendo comprometer a fertilidade da mulher. A solução em muitos casos de gravidez ectópica é a fertilização “in vitro” (FIV), pois o médico já transfere o embrião diretamente no útero da paciente de FIV.
Todas as mulheres que possuem uma vida sexual ativa correm o risco de ter alguma gravidez ectópica. Deste modo, o risco pode aumentar se acompanho de alguns fatores. Veja abaixo:
Recomendamos que esteja alerta a seus sintomas e principalmente se você se identificar com os fatores de risco. Procure por nossos especialistas para avaliação do seu caso.
Eu fiz a laquiadura a 20 anos tá com 5 dias que eu coloquei um saquinho como se fosse a placenta eu tenho certeza que era um feto tem como eu em grávida mesmo ei ligado
Olá, obrigada pelo seu comentário. Para uma avaliação precisa é necessário passar em consulta para que eu possa lhe examinar e solicitar exames específicos. Entre em contato com a minha secretária pelo whatsapp (11) 95293-5293. Será um prazer te atender!