A videolaparoscopia é uma técnica que pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento cirúrgico. É realizada com o objetivo de observar as estruturas presentes na região abdominal e pélvica e, caso haja necessidade, remoção ou correção da alteração. A videolaparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva e pode ser indicada para o diagnóstico e tratamento de mulheres que sofrem de endometriose. Essa intervenção cirúrgica pode ser realizada em pacientes nas quais o tratamento hormonal convencional não promoveu melhora de sintomas de maneira efetiva. Ela também pode ser realizada para identificar e eliminar os focos de endometriose, além de preservar órgãos que podem ser danificados com a progressão da doença, será reduzido sintomas e aumentado as chances de engravidar.
Embora o procedimento cirurgico ser simples, deve ser feito sob anestesia geral e consiste na realização de um pequeno corte na região próxima ao umbigo por onde é inserido um tubo que contém gás carbônico e uma microcâmera que guiará o médico durante a cirurgia. Consiste em cauterizar os tecidos danificados e retirar as aderências do endométrio ocasionadas pela endometriose. Em casos mais graves, é preciso retirar órgãos que tenham sido danificados pelas aderências, como ovários, útero, bexiga e partes do intestino.
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo e geralmente com menor duração que a cirurgia convencional, deve ser realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral.