Pre-loader

Primeira fiv negativa: como trabalhar a frustração e o que fazer?

Primeira fiv negativa: como trabalhar a frustração e o que fazer?

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a infertilidade é ausência de gravidez após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos. Estima-se que 15% dos casais vão apresentar algum tipo de infertilidade durante a sua vida reprodutiva.

A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar durante um ano de tentativas (relações sexuais regulares e bem distribuídas ao longo do mês), sem o uso de métodos anticoncepcionais. É uma condição que pode resultar de fatores fisiológicos presentes tanto no homem, quanto na mulher. A infertilidade pode ser primária ou secundária, em seguida vamos te explicar o conceito e como se caracteriza a infertilidade primária.

Infertilidade primária

A infertilidade primária ocorre quando um casal que nunca teve filhos é diagnosticado infértil. De acordo com a OMS, é considerado infertilidade primária mesmo que a mulher engravida de seu parceiro e não consegue levar a gestação até o fim, ou seja, resultando na perda de um bebê. Por outro lado, a infertilidade secundária ocorre quando o casal já teve filhos, quer engravidar novamente e não consegue. O fato de a mãe ter engravidado antes não garante fertilidade para uma futura gestação. Contudo a infertilidade pode ser ocasionada tanto por fatores femininos quanto masculinos, não é uma causa exclusiva da mulher.

Causas de Infertilidade

As causas de infertilidade são diversas tanto com problemas no sistema reprodutor feminino quanto no masculino ou até mesmo em ambos. Uma das principais causas é decidir por constituir uma família tardiamente, pois, com o passar dos anos, os gametas apresentarão maior probabilidade de serem incapazes de fertilizar e desenvolver em um embrião saudável.

avatar

Escrito por Dr. Fernando Prado

Dr. Fernando é médico especialista em reprodução assistida há mais de 20 anos, com PhD pelo Imperial College London e pela Universidade Federal de São Paulo, e diretor clínico da Neo Vita.

CRM/SP 103.984 - RQE 391631
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3562749827441899

0 Comentários

Seja a(o) primeira(o) a comentar!

Envie seu comentário

Pergunte para a Neo Vita. Seu endereço de e-mail não será publicado.