Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a infertilidade é ausência de gravidez após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos. Estima-se que 15% dos casais vão apresentar algum tipo de infertilidade durante a sua vida reprodutiva.
A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar durante um ano de tentativas (relações sexuais regulares e bem distribuídas ao longo do mês), sem o uso de métodos anticoncepcionais. É uma condição que pode resultar de fatores fisiológicos presentes tanto no homem, quanto na mulher. A infertilidade pode ser primária ou secundária, em seguida vamos te explicar o conceito e como se caracteriza a infertilidade primária.
A infertilidade primária ocorre quando um casal que nunca teve filhos é diagnosticado infértil. De acordo com a OMS, é considerado infertilidade primária mesmo que a mulher engravida de seu parceiro e não consegue levar a gestação até o fim, ou seja, resultando na perda de um bebê. Por outro lado, a infertilidade secundária ocorre quando o casal já teve filhos, quer engravidar novamente e não consegue. O fato de a mãe ter engravidado antes não garante fertilidade para uma futura gestação. Contudo a infertilidade pode ser ocasionada tanto por fatores femininos quanto masculinos, não é uma causa exclusiva da mulher.
As causas de infertilidade são diversas tanto com problemas no sistema reprodutor feminino quanto no masculino ou até mesmo em ambos. Uma das principais causas é decidir por constituir uma família tardiamente, pois, com o passar dos anos, os gametas apresentarão maior probabilidade de serem incapazes de fertilizar e desenvolver em um embrião saudável.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!