Pre-loader

FIV com 40 anos de idade

FIV com 40 anos de idade

Posso ser mãe aos 40 anos?

Um dos maiores problemas que influenciam e comprometem a fertilidade feminina é causada pela idade da mulher. A média de idade das mulheres que engravidam vem aumentando a cada ano. Antigamente, a média de idade para uma mulher ser mãe era de até 25 anos, hoje ultrapassa 35 a 40 anos.  Muitos fatores estão provocando esse desejo de engravidar mais tarde como, por exemplo, a busca do êxito profissional antes de se tornarem mães. Isso as torna mais seguras e estáveis, porém é nessa fase que geralmente ocorre o envelhecimento ovariano. Não importa o quanto jovem ela pareça, os óvulos envelhecem com o passar dos anos.

O envelhecimento ovariano

O envelhecimento ovariano é caracterizado como a perda da saúde reprodutiva dos ovários e óvulos (ovócitos). Não espere para tomar uma atitude, pois quando você decidir pode encontrar dificuldades para alcançar este sonho. As maiorias das pacientes têm entre 36 e 40 anos e não é fácil para elas conseguirem a gestação.

Muitas delas tentam diversas vezes, mas quando realmente não conseguem, precisam optar pela recepção de óvulos doados, que também é um ótimo caminho para realização desse sonho. A recomendação é que você olhe com carinho para sua fertilidade e se tem o sonho de ser mãe e quer postergar a maternidade, tenha ciência que existem tratamentos na reprodução humana que pode te ajudar, como, por exemplo, o congelamento de óvulos.

Ser mãe aos 40 anos com a FIV

O desenvolvimento profissional da mulher e a tecnologia de congelamento de óvulos na área da medicina reprodutiva contribuíram para que hoje as mulheres consigam ser mães aos 40 anos de idade. Basta você congelar os seus óvulos 5, 10 anos antes para que quando sinta vontade e esteja preparada, esse sonho seja realizado com mais tranquilidade. Deste modo, a qualidade dos seus óvulos de hoje com 30 anos será a mesma quando você tiver 40 anos, pois serão criopreservados e será bloqueado atividade metabólica da célula, ou seja, o óvulo.

A idade dos seus óvulos será exatamente a idade que tinha do dia que tomou essa decisão tão importante: fazer a criopreservação dos óvulos, ou seja, preservar a sua fertilidade para uma maternidade futura.

Muitas mulheres ainda não têm esse conhecimento e infelizmente quando tentam engravidar, encontram dificuldades. Você que está lendo e acompanhando os nossos conteúdos, informe a sua amiga, a sua irmã, a técnica de criopreservação vem se tornando a técnica de extrema importância, pois estudos mostram que há um grande número de bebês nascidos em todo o mundo através dessa técnica.

Ter a possibilidade de ser mãe aos 40 anos é um grande avanço para a medicina reprodutiva e transmite uma tranquilidade para as mulheres, pois assim a mulher consegue ser realizada profissionalmente, encontrar o parceiro ideal e estar preparada para esse momento especial.

Não perca essa oportunidade. Não deixe o tempo passar. Preserve o seu sonho!

avatar

Escrito por Dr. Fernando Prado

Dr. Fernando é médico especialista em reprodução assistida há mais de 20 anos, com PhD pelo Imperial College London e pela Universidade Federal de São Paulo, e diretor clínico da Neo Vita.

CRM/SP 103.984 - RQE 391631
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3562749827441899

1 Comentários

Carol
11/01/2024

Olá, tenho 42 anos e gostaria de engravidar, ainda é possível?

Olá Carol, claro! Ainda está em tempo, venha fazer uma consulta e explicaremos as opções de tratamento.

Envie seu comentário

Pergunte para a Neo Vita. Seu endereço de e-mail não será publicado.